jusbrasil.com.br
16 de Setembro de 2019

A importância de incentivar a criatividade e inovação no ambiente de trabalho

Encontrar caminhos para ideias inovadoras e resolução de problemas complexos exige um ambiente de trabalho propício ao pensamento criativo: saiba aqui qual é a importância desses atributos para a organização.

Contabilidade Cidadã, Contador
Publicado por Contabilidade Cidadã
há 4 meses

Criatividade e inovação são duas qualidades bastante desejadas para os ambientes profissionais. Fazer algo novo e diferente pode ser a chave de sucesso e bom faturamento para empresas e organizações. Neste texto, falaremos da importância de se incentivar a inovação e a criatividade dentro dos ambientes profissionais. Isso interessa a você? Então acompanhe conosco!

Ambientes férteis para novas ideias

O mercado de hoje é extremamente competitivo e voraz. Em certos setores da economia, dezenas de empresas disputam “no tapa” cada cliente, buscando ao máximo melhorar sua eficiência e oferecer novas soluções a um mercado consumidor cada vez mais exigente e bem informado.

Silicon Valley e as startups

É neste contexto que surgem startups, empresas jovens e inovadoras que buscam oferecer ao mercado soluções práticas, baseadas em tecnologia, inovação, agilidade e eficiência. Nos Estados Unidos, esse tipo de negócio já é consolidado e concentrado no chamado Vale do Silício, porém, o Brasil está presenciando o surgimento e o fortalecimento deste tipo de empreendimento, especialmente nos grandes centros urbanos.

Isto significa que se a sua empresa faz o mesmo que as outras, sem oferecer algo novo ou criativo, há uma boa chance de o seu negócio não ser bem-sucedido. Ser criativo e inovador hoje é quase uma questão de sobrevivência no mundo corporativo.

A inovação e a criatividade promovem revoluções

Tanto a inovação, como a criatividade são as duas grandes responsáveis pela maioria das revoluções que presenciamos nas experiências cotidianas. Se hoje pode-se pegar um automóvel e ouvir suas músicas preferidas em seu dispositivo móvel ao mesmo tempo que paga uma conta diretamente pelo celular, é graças à inovação e à criatividade de pessoas que tiveram ótimas ideias.

Embora os exemplos que citamos no parágrafo anterior sejam de larga escala, até mesmo dentro de uma empresa é possível realizar pequenas revoluções que fazem a diferença na maneira como o empreendimento opera, se relaciona com clientes, investidores e fornecedores e serve ao mercado.

Leia também:

Quais as características de um líder bem-sucedido?

Como evitar os erros mais comuns na área da contabilidade?

Como emitir a certidão negativa do ITR?


Como são os ambientes inovadores?

Por isso, cada vez mais as empresas estão abandonando um formato engessado e padronizado de ambientes profissionais para investir em uma experiência corporativa mais imersiva, baseada em diálogo e interações entre os colegas de escritório.

Paredes foram retiradas. Divisórias diminuídas. Mais salas de convivência, menos espaços reservados. Mais cor e menos cinza, mais incentivos à mente e menos regras, mais respeito e menos ordens. É este o ambiente profissional de uma empresa moderna e que persegue a inovação e a criatividade constantemente.

Iniciativas de estímulo ao novo

Algumas empresas possuem iniciativas mais diretas para estimular seus colaboradores a tomar atitudes inovadoras e criativas. Muitas dessas políticas de incentivo são realizadas através de premiações, bonificações e outras remunerações financeiras ou não às boas ideias empreendidas pelos funcionários.

A criatividade é algo muito recompensadora, e o mundo corporativo já percebeu que absorver iniciativas inovadoras faz a diferença para o sucesso no mercado. Aplicar estes conceitos de inovação e criatividade em sua empresa pode ser o ponto de partida para uma nova realidade em seu empreendimento.

Este conteúdo foi útil a você? Acesse o nosso site e veja outros conteúdos!

Edição Blog Contabilidade Cidadã

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)